Libéria comemora o 10º aniversário do Acordo de Paz

0

A presidente Ellen Johnson-Sirleaf Foto: Panos / Tim A. Hetherington Monróvia – Para marcar o 10º aniversário do Acordo de Paz na Libéria, milhares de liberianos têm exibido a bandeira nacional nos últimos dias e participado de celebrações culturais em todo o país. Nos próximos meses, os liberianos terão uma oportunidade importante de participar de reuniões comunitárias sobre a revisão da Constituição a fim de fortalecer a democracia.

A representante especial da ONU para o país, Karin Landgren, parabenizou o povo e o governo pelo dia 18 de agosto (data da assinatura do Acordo) e pediu a todos que participem na vida pública do país para evitar a volta dos “dias sombrios”.

A segunda guerra civil da Libéria – entre as Forças Armadas e os grupos rebeldes Movimento para a Democracia na Libéria e Liberianos Unidos para a Reconciliação – durou 14 anos, deixou cerca de 150 mil mortos e aproximadamente 750 mil deslocados.

O conflito só terminou com a assinatura do Acordo Geral de Paz em 18 de agosto de 2003, em Gana. O acordo, entre outras exigências, pedia o estabelecimento de um Governo de Transição Nacional e a implementação do programa de desarmamento, desmobilização, reabilitação e reintegração para ex-combatentes.

O Conselho de Segurança da ONU criou a UNMIL naquele ano para reforçar o acordo, ajudando a restabelecer o Estado de Direito, processos democráticos e facilitando a assistência humanitária. Em outubro deste ano, a transição de segurança – na qual o Governo vai substituir progressivamente as responsabilidades da UNMIL – marca uma nova etapa para o país.

Com informações da ONU 


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here