Universidade portuguesa abre inscrições para mestrado e doutorado em Estudos Africanos

1
494

Por Dentro da África

O Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) está com inscrições abertas para os programas de Mestrado e de Doutorado em Estudos Africanos para o ano letivo 2019/2020. Os cursos são promovidos na capital portuguesa pelo Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas da Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP) e tem como unidade de investigação o Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL).

O programa de Estudos Africanos do ISCTE-IUL é um dos mais antigos e prestigiados na Europa e nos espaços de língua portuguesa e está estruturado de modo a que os alunos adquiram uma visão compreensiva e interdisciplinar sobre as principais problemáticas e dinâmicas políticas, sociais, culturais e econômicas de diversos contextos africanos.

O curso de mestrado oferece 20 vagas e tem duração de dois anos, com aulas em período pós-laboral. Já o programa de Doutorado oferece 15 vagas. O curso tem três anos de duração e as aulas nos dois semestres do 1.º ano são em formato concentrado em cinco semanas (de 11 de novembro a 12 de dezembro de 2019 e de 03 de fevereiro a 05 de março de 2020). A primeira fase de inscrições, para ambos os programas, vai até 15 de fevereiro. As candidaturas, nas fases suplementares, encerram-se em 2 de setembro.

O Mestrado

O Mestrado em Estudos Africanos divide-se em duas áreas temáticas: “Globalização e Política Internacional” e “Desafios e Programas de Desenvolvimento” –, com um tronco comum de 8 Unidades Curriculares (UC) e com a possibilidade de os estudantes escolherem matérias optativas dentro da oferta existente nos cursos do ISCTE-IUL. Há também UC optativas criadas no âmbito do programa: Diásporas Africanas, Migrações e Direitos e Estágio em Estudos Africanos. 

O Doutorado
O Doutorado em Estudos Africanos do ISCTE-IUL confere uma formação a investigadores, docentes e profissionais de várias áreas que permite adquirir uma visão aprofundada das teorias e metodologias em estudos africanos e desenvolver a capacidade de análise/investigação sobre as sociedades africanas.

Ao longo do programa, os doutorandos adquirem conhecimentos das principais problemáticas sociais, políticas e econômicas na África, tendo a possibilidade de aprofundar a sua investigação numa diversidade de áreas que incluem: Ambiente e Recursos Naturais; Desenvolvimento e Cooperação; Economia e Empresas; Educação e Desenvolvimento; Estruturas e Dinâmicas Sociais; Política e Relações Internacionais.

O curso tem uma forte componente metodológica que reforça as capacidades para a concepção e gestão de programas de investigação. Permite, por outro lado, reforçar as competências de liderança na análise, gestão, e a avaliação de políticas públicas e no exercício de atividades profissionais nomeadamente na investigação e docência, administração pública, em organização da sociedade civil e em empresas.

Pátio do ISCTE IUL
Pátio do ISCTE IUL

A conclusão do primeiro ano permite a obtenção de um Diploma de Estudos Avançados em Estudos Africanos. Os 2.º e 3.º anos, durante os quais é desenvolvida a pesquisa e elaborada a tese, são acompanhados de um Seminário de Investigação e de um Ciclo de Seminários em Estudos Africanos.

O programa curricular do curso é realizado num ambiente que estimula a aquisição de conhecimentos através de seminários, conferências, e outros eventos sobre Estudos Africanos que integram especialistas portugueses e estrangeiros em várias áreas.

Saiba mais:
Sobre o programa de Mestrado em Estudos Africanos
Sobre o programa de Doutorado em Estudos Africanos

1 COMMENT