São Paulo recebe exposições com temática afro-brasileira

0

Rubem Valentim – Divulgação

Com informações da CAIXA Cultural

A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, até o dia 16 de dezembro, as mostras Diáspora, do artista brasiliense Josafá Neves, e Rubem Valentim – Construção e Fé, com panorama do trabalho do pintor e escultor baiano, e sua inserção na arte nacional e internacional.

Rubem Valentim – Arquivo Pessoal

Rubem Valentim (1922 – 1991)

Suas obras sintetizam em formas geométricas as simbologias místicas de matriz africana e se destacam na arte moderna construtivista e concretista brasileira. Serão apresentados cerca de 50 trabalhos, entre pinturas, gravuras e esculturas, que mapeiam sua trajetória artística.

Considerado um dos mestres do construtivismo brasileiro, suas primeiras experiências foram abstratas. Contudo, em meados da década de 1950, buscou sua ancestralidade africana e encontrou na cultura popular afro-brasileira as características que nortearam seu trabalho até o final da vida.

Josafá Neves

Josafá Neves – Foto de EBC

Aborda a temática da cultura afro-brasileira por meio de uma interpretação astuciosa e genuína, transformando-a numa permanente e inquietante realidade. A sua cor preta atinge as mais íntimas emoções dos espectadores em seus 20 anos de dedicação integral ao ofício das artes.

Na amostra “Diáspora”, Josafá Neves apresenta a afirmação do negro ao pintar ícones da cultura afro-brasileira dando visibilidade à herança intangível do negro brasileiro.

Serviço
Exposições Diáspora, de Josafá Neves e Rubem Valentim – Construção e Fé
Horário: de terça-feira a domingo, das 9h às 19h
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Informações: (11) 3321-4400
Entrada franca
Acesso para pessoas com deficiência
Saiba mais aqui


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here