São Paulo recebe exposição “Viagem a Timbuktu”

0

Divulgação

Com informações de Sofia Carvalhosa Comunicação

São Paulo – Está em cartaz no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, até o dia 24 de janeiro, a exposição Edmond Fortier – Viagem a Timbuktu”, a maior já dedicada à obra do fotógrafo francês Edmond Fortier (1862-1928), que viveu a maior parte de sua vida em Dakar, no Senegal, tendo produzido mais de 3500 imagens da África do Oeste no início do século XX.

A mostra teve origem na pesquisa e no livro homônimo recém-lançado pela historiadora brasileira Daniela Moreau, com prefácio do também historiador Paulo Fernando de Moraes Farias. Especialista em estudos da África, a autora vêm construindo um grande acervo de Fortier e apresenta ao público um recorte da viagem de mais de cinco mil quilômetros que o fotógrafo realizou em 1906 pelo interior da África colonial, chegando à histórica cidade de Timbuktu, porta do Saara (norte do atual Mali), à época considerada impenetrável pelos europeus.

Com entrada gratuita, “Viagem a Timbuktu” reúne 200 cartões-postais originais de Edmond Fortier e suas ampliações. Ao contrário do início de carreira no Senegal, no final do século XIX, quando retratava a elite africana e colonos europeus – nas chamadas cartes-de-visite –, em seus postais ilustrados o fotógrafo revelou o cotidiano da vida de pessoas comuns, as paisagens e festas populares no continente africano.

Por quase três décadas, Fortier publicou novas séries de cartões-postais todos os anos, os vendendo em sua pequena loja junto ao porto de Dakar aos colonos europeus e turistas, que indo de navio para a Europa ou América do Sul faziam escala na cidade. Apesar do sucesso comercial, suas fotografias acabaram por ficar esquecidas, já que os negativos nunca foram encontrados.

A AUTORA

Daniela Moreau é historiadora (USP) e mestre em Ciências Políticas (UNICAMP). Consultora do programa “Sem Fronteiras”, da Globonews, realiza viagens de pesquisa ao continente africano desde 1995, principalmente na região do Sahel.

Vive e trabalha em São Paulo, onde fundou e coordenou por dez anos a Casa das Áfricas. Atualmente, dirige o Acervo África, programa que disponibiliza para pesquisa uma coleção de mais de 1.500 peças da cultura material africana.

EXPOSIÇÃO “EDMOND FORTIER – VIAGEM A TIMBUKTU”

Local: Instituto Tomie Ohtake

Endereço: Rua Coropés, 88 – São Paulo | Telefone: (11) 3034-4673

Visitação: até 24 de janeiro de 2016 | Horários: terça a domingo, das 11h às 20h

Entrada gratuita

Para mais informações, envie um email para sofiahc@uol.com.br