São Paulo: Marcha por liberdade religiosa ocupará a Avenida Paulista

0

Foto de Roger Cipó

Com informações de Olhar de um Cipó

Na próxima quarta-feira, (08), em São Paulo, será realizada a Marcha das Religiões Afro-brasileiras pela Liberdade Religiosa. A marcha, convocada pelos adeptos do candomblé e outras tradições de matriz africana, tomará a Avenida Paulista, no dia dedicado a Xangô, quarta-feira, orixá da justiça, para denunciar uma série de violências cometidas contra a religiosidade negra.

A manifestação tem como foco o julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 494601 do Ministério Público do Rio Grande do Sul, que será votado pelo Superior Tribunal Federal, no próximo dia 09 de agosto, para contestar a legitimidade da lei gaúcha que, em 2004, declarou legal e constitucional o abate religioso, nas religiões afro-brasileiras.

Segundo a organização, o recurso representa um atentado direto à laicidade e ao Estado Democrático de Direito e ainda afirma que se trata de racismo, pois o objetivo do RE não é o fim do abate religioso, uma vez que o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de carne sacralizada das Américas e legitima o abate destinado aos rituais religiosos muçulmanos.

Sensibilizando o STF

Na última quinta feira, 02 de agosto,  os advogados Hédio Silva Junior, Antônio Basílio Filho e Jáder Freire de Macedo, Demétrius Barreto Teixeira e Júlio Romário da Silva, representantes das religiões afro-brasileiras, entregaram, nos gabinetes  de todos os ministros do Supremo Tribunal Federal, um parecer jurídico sustentando a legitimidade, legalidade e constitucionalidade do abate religioso de animais.

Serviço:

Data: 08 de agosto de 2018

Horário: às 18h.

Concentração: Vão do MASP – Avenida Paulista

Mais informações, link do evento.

 


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here