Salvador: Casa do Benin receberá espetáculo ‘Mama África’

0
  •  
  •  

mama africa2Com informações do governo da Bahia

O espetáculo Mama África, que tem como objetivo difundir informações acerca das manifestações culturais de matriz africana, será apresentado nos dias 16 e 23 de fevereiro e 01, 15 e 29 de março, sempre às 19h30, na Casa de Benin, localizada no Pelourinho. Oficinas  de samba de roda, capoeira, maculelê e puxada de rede também acontecem até o mês de março no espaço, gratuitamente. O projeto é uma realização da Associação Cultural de Capoeira Gangara, dirigida pelo Mestre Nal, e conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.

Homens e mulheres capoeiristas, músicos e sambadeiras de idades variadas fazem parte do elenco do espetáculo, composto por coreografias de Maculelê, Capoeira, Samba de Roda e Puxada de Rede. O projeto busca contribuir com o processo de difusão e valorização da cultura negra e do negro na cidade do Salvador.

Serão também realizadas oficinas artísticas gratuitas que visam contribuir para o processo de formação da população negra. As aulas de Samba de Roda acontecem dias 16 e 18 de fevereiro; as de Maculelê, dias 23 e 25 de fevereiro e 01 e 03 de março; as de Puxada de Mastro, dias 08, 10, 15 e 17 de março; e as de Capoeira dias 22, 24, 29 e 31 de março. Todas as atividades acontecem às 20h e, para se inscrever, é necessário enviar e-mail para oficina mamaafrica@gmail.com ou entrar em contato pelo telefone 71 99116-9507.

Sobre o Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito publico ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.


  •  
  •