Rio de Janeiro: Universidade recebe Wole Soyinka e Sophia Oluwole

0
  •  
  •  

Nesta terça-feira (12), a Universidade Federal do Rio de Janeiro receberá o professor Dr. Wole Soyinka (prêmio Nobel de Literatura) e a professora Dra. Sophie Oluwole (primeira mulher doutora em filosofia iorubá pela Universidade de Ibadan/Nigéria) para duas conferências.

No dia 12/06, às 10h, o Laboratório de Estudos Africanos, com a prof Dra. Mônica Lima, receberá o prof Wole Soyinka, escritor, dramaturgo e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. Ele assumiu um papel ativo na história política da Nigéria e sua luta pela independência da Grã-Bretanha. Em 1967, durante a Guerra Civil da Nigéria, ele foi preso pelo governo federal do general Yakubu Gowon e colocado em confinamento solitário por dois anos. Soyinka tem sido um forte crítico dos sucessivos governos nigerianos e de muitas tiranias políticas.

No mesmo dia 12/06, às 14h, o Laboratório de Estudos da Filosofia Clássica, com o prof. Dr. Fernando Santoro e prof Dr. Carlos Henrique Ọ̀nà Veloso receberão a prof Dra. Sophie Oluwole. Ela fala sobre o papel das mulheres na filosofia e a representação dos pensadores africanos na educação. Ela estudou em Ifé e criticou o sistema educacional nos anos 1940, dizendo que as perspectivas de carreira de uma mulher “não eram sua ambição: era a ambição de seus pais”. Estudou história, geografia e filosofia.

Serviço:
Largo de São Francisco de Paula, 1
Centro, Rio de Janeiro
Saiba mais aqui 


  •  
  •