Rio de Janeiro receberá exposição com fotografias de Pierre Verger

0
  •  
  •  

Pierre Verger bannerCom informações da Galeria Marcelo Guarnieri

Neste sábado (30), a Galeria Marcelo Guarnieri, no Rio de Janeiro, apresenta a exposição individual do fotógrafo Pierre Verger. Após editar em 2015 duas exposições do fotógrafo – uma na unidade de São Paulo e uma segunda na unidade de Ribeirão Preto – a galeria volta a exibir os trabalhos na inauguração de seu novo espaço na cidade do Rio de Janeiro.

Pierre Edouard Léopold Verger (1902-1996) foi um fotógrafo, etnólogo, antropólogo e pesquisador francês que viveu grande parte da sua vida na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, no Brasil. Ele realizou um trabalho fotográfico de grande importância, baseado no cotidiano e nas culturas populares dos cinco continentes. Além disto, produziu uma obra escrita de referência sobre as culturas afro-baiana e diaspóricas, voltando seu olhar de pesquisador para os aspectos religiosos do candomblé e tornando-os seu principal foco de interesse. (Informações em www.pierreverger.org)

Para a mostra do Rio, a galeria apresenta um recorte dividido em 3 blocos. Um deles é dedicado apenas aos registros em países da América Latina e África – essas imagens foram exibidas em conjunto pela primeira vez no Museu de Arte Moderna da Bahia em 1992 e mostram tambores, instrumentos de sopro e cordas usados em rituais e celebrações.

O outro conjunto apresenta uma série de imagens selecionadas pelos editores da Revue Noire (Jean Loup Pivin e Pascal Martin Saint Léon) e pelo próprio fotógrafo, tais imagens deram origem ao livro e a exposição “Pierre Verger – Le messager”, editados para o Musée de l’Elysée, Lausanne, Suíça (1993) e Musée National des Arts d’Afrique et d’Océanie, Paris, França (1994).

Por fim, o último bloco da exposição apresenta um grupo de fotografias ampliadas em diferentes períodos de sua trajetória – a partir da década de 1930. Entre elas uma vista panorâmica de Pequim; cenas urbanas de Nova York, Mali, Peru, Bolívia, Brasil e França e imagens de rituais no Benim.

A exposição não traça apenas um caminho dentro da pesquisa fotográfica de Pierre Verger, mas apresenta fragmentos e pistas da vasta investigação do artista.

Serviço:

Rua Teixeira de Melo, 31 – lojas C/D
Ipanema – Rio de Janeiro – Brasil

Saiba mais aqui


  •  
  •