Rio de Janeiro recebe Encontro de Cinema Negro

0

Reexistências – Foto de divulgação

Com informações do FICINE

A partir de 29 de agosto até o dia 9 de setembro, o “Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe” será realizado em diferentes espaços do Rio de Janeiro. Com curadoria do diretor Joel Zito Araújo e Janaína Oliveira, o festival exibirá 76 filmes nacionais e 19 filmes internacionais.

Organizado pelo Centro Afrocarioca de Cinema, o festival mantém o objetivo do seu fundador Zózimo Bulbul, que é fortificar a identidade negra e incentivar o intercâmbio cultural Brasil-África através de exibições, debates e de um processo formativo com palestras e seminários.

Seres – Foto de divulgação

O Encontro contará com presenças de pesquisadores como: Haile Gerima, professor e cineasta da Etiópia, que nos anos noventa ganhou inúmeros prêmios com o seu filme Sankofa (1993). Seu último longa-ficcional Teza (2008) ganhou o o Etalón de Ouro, prêmio máximo do FESPACO (Festival Panafricano de Cinema e Televisão de Ouagadougou). Também é presença confirmada Manthia Diawara, cineasta do Mali, considerado o maior crítico de cinema africano da atualidade, já dirigiu oito documentários, é escritor e professor da NYU e Sorbonne, com seis livros publicados em várias línguas.

Filme Teza – Divulgação

Serviço:

Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe/11 anos
De 29 de agosto a 9 de setembro de 2018 (quinta-feira a domingo)
Horário: 10h às 21h (consultar programação)
Local: Cinema Odeon, CCJF – Centro Cultural Justiça Federal, Museu de Arte do Rio – MAR, Rio de Janeiro e Cine Arte UFF.
Endereço: Cinema Odeon, Praça Floriano, 7, Centro;
CCJF, Av. Rio Branco, 241, Centro;
MAR, Praça Mauá, 5, Centro;
Cine Arte UFF – Rua MiENCONTRO DE CINEMA NEGRO ZÓZIMO BULBUL – BRASIL, ÁFRICA E CARIBE – 11 anos.
Veja a programação aqui


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here