Rio de Janeiro: Instituto Federal recebe palestra sobre cinema negro

0
  •  
  •  

cinema negro 1Por dentro da África

Rio – O Instituto Federal do Rio de Janeiro receberá a palestra “Panorama do Cinema Negro”, a ser realizada na próxima terça-feira, no Campus Nilópolis, no Rio de Janeiro, às 13h, ministrada por Janaína Oliveira, doutora em História e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena (NEABI) do IFRJ – Campus São Gonçalo, integrante do Fórum Itinerante do Cinema Negro (FICINE).

A atividade faz parte do Ciclo “Olhares sobre o Cinema Negro”, realizado pelo FICINE e acontece em parceira com o NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas ) do IFRJ – Nilópolis, coordenado pela Profa. Dra. Fernanda Piccolo. O Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE) é um espaço de formação e reflexão sobre a produção mundial de cinema, fotografia e audiovisual que tem os/as negros/as como realizadores/as e as culturas e as experiências negras como tema principal. O conceito abrange cinematografias distintas que se estendem dos países africanos às suas diásporas.

O Fórum já realizou itinerâncias em diversos estados brasileiros e também em Cabo Verde, Burkina Faso e Moçambique. A palestra tem como objetivo a possibilidade de pensarmos sobre um Cinema Negro em África e na diáspora. A proposta é realizar uma introdução da temática e das questões envolvidas no debate sobre cinema negro na atualidade, através de análise de filmes, considerando seus contextos de realização e também a receptividade dessas produções negras diaspóricas no continente africano.

Serviço: IFRJ Campus Nilópolis – Sala 219.

O campus Nilópolis fica na rua Lúcio Tavares no 1.045, Centro, Nilópolis, RJ, CEP: 26.530-060.

Para conhecer mais sobre o FICINE, clique aqui


  •  
  •