Ranking Acadêmico: Conheça as 10 melhores universidades do continente africano

7
  •  
  •  

Universidade de Kwazulu Natal - DivulgaçãoRio – O relatório sobre o Ranking Acadêmico de Ensino Superior listou as 10 melhores universidades do continente africano considerando aspectos como impacto, presença, abertura e excelência. Publicada nesta semana, a pesquisa foi produzida pelo Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol), que fornece informações sobre o desempenho das universidades de todo o mundo.

1 – Universidade de Kwazulu Natal, África do Sul 

A instituição tem cinco campi localizados em toda a província de Kwazulu-Natal. Ela foi criada em 01 de janeiro de 2004, após a fusão da Universidade de Natal e a Universidade de Durban-Westville. Ela é uma das cinco mais importantes universidades de produção científica do país com 75% dos professores envolvidos em pesquisa.

2 – Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul 

Universidade da Cidade do Cabo - DivulgaçãoFundada em 1829, é a universidade mais antiga do país. Durante o apartheid (1948 – 1994), ela serviu de centro intelectual para combater a política do governo. Ela é membro da Rede de Universidades do Mundo, da Associação das Universidades Africanas e da Associação Internacional de Universidades.

3. Universidade de Stellenbosch, África do Sul

Universidade de Stellenbosch - DivulgaçãoPrestigiada instituição de pesquisa da África do Sul, a Universidade de Stellenbosch tem a maior proporção de pós-graduados. Ela foi fundada em 1866 com o nome de Stellenbosch Gymnasium. A instituição fabricou o primeiro micro-satélite de África, o SUNSAT, colocado em órbita no ano de 1999.

4 – Universidade de Makere, Uganda

Universidade de Makere - DivulgaçãoA universidade é a segunda maior e segunda mais antiga do país.  Makere tornou-se uma instituição nacional independente em 1970, quando a Universidade da África Oriental foi dividida em três instituições independentes: Universidade de Nairobi (Quênia), Universidade de Dar es Salaam (Tanzânia) e a Universidade Makerere. Hoje, ela concentra nove faculdades e uma escola que oferece programas para cerca de 30 mil alunos de graduação e 3 mil de pós-graduação.

5 – Universidade de Witwatersrand, África do Sul 

Universidade de Witwatersrand - DivulgaçãoA Universidade de Wirswatersrand é um multi-campus universitário localizado no centro de Johanesburgo. Originalmente fundada em 1896, ela foi a “casa” de  vários líderes negros notáveis. Muitos dos críticos mais provocantes do apartheid eram estudantes da universidade.

6 – Universidade de Pretoria, África do Sul 

Universidade de Pretoria - DivulgaçãoFundada em 1908, a universidade é a mais importante instituição da capital executiva sul-africana. Desde 1997, ela tem produzido mais resultados de pesquisa a cada ano do que qualquer outra instituição de ensino superior no país. Em mais de um século de serviço letivo graduou mais de 200.000 alunos.

7 – Universidade do Cabo Ocidental, África do Sul 

Universidade do Cabo Ocidental,  - DivulgaçãoO governo sul-africano estabeleceu a Universidade do Cabo Ocidental, em 1960, como uma universidade para “apenas pessoas de cor.” No entanto, desde 1994, ela tem sido uma instituição integrada com excelente reputação de pesquisa.

8 –  Universidade Obafemi Awolowo, Nigéria

Universidade Obafemi Awolowo - DivulgaçãoFundada em 1962, Obafemi Awolowo é considerada a instituição mais produtiva de pesquisa da Nigéria e onde estudam mais de 20 mil alunos de graduação. Com 60 departamentos, ela oferece cursos de graduação e pós-graduação em áreas de humanidades, artes, ciências naturais, ciências sociais, ciências médicas, engenharia e tecnologia.

9 – Universidade de Rhodes, África do Sul 

Universidade de Rhodes - DivulgaçãoFundada em 1904, a Universidade de Rhodes é uma instituição pública de pesquisa localizado na Província do Cabo Oriental, na África do Sul. Esta pequena universidade tem um corpo discente de pouco mais de 7.000. Cerca de 40% dos alunos optam por estudar ciências humanas, tornando esse o maior departamento dentro da instituição.

 

Universidade do Cairo - Divulgação10 – Universidade do Cairo, Egito

Fundada em 1908, a Universidade do Cairo foi uma das mais importantes em toda a África. Ela proporcionou um contraste com os modelos religiosos anteriores de ensino superior no país. A sua proposta era  inspirada em ideias civis, diferentemente da base religiosa da Universidade de Al-Azhar, que também era uma mesquita.

 Confira o ranking completo aqui

Por dentro da África 

 


  •  
  •  

7 COMENTÁRIOS

  1. O meu sonho é de estudar no melhor universidade da africa no curso da economia ,afim de apresta o serviço para todo africa,inflezmente veio duma familia pobre e um pais desorganizado politicamente ensino muito fraco que pena guine bissau quero ser um homem como Nelson mandela. Sem mais assunto espero a vossa caridade.

  2. A semelhança das 10 Melhores Universidades por vós avançadas nesta publicação, seria interessante também fazer-se um estudo e posterior publicação sobre as 10 Piores Universidades de África. Isto, por um lado, ajudava os estudantes a melhor se direcionarem e, por outro, os governantes/acadêmicos a tomarem medidas para a melhoria das respectivas classificações.

    Aguardo um feedback sobre esta sugestão que, a meu ver, seria muito importante para o desenvolvimento das instituições de ensino superior em África.

  3. Boa tarde Familia…

    Considero vos familia academica, pois sou leitor assidio da vossa pagina, tanto que nos fortaleca para melhor compreendermos quao e importante intercanbio entre as universidades a troca de experiencia entre outras universidades ao nivel Mundial.

    Fui formado numa Universidade, de Comunicacap e Imagem, no meu Pais,. onde recebi o grau de Licenciatura, em Marketing Internacional, salientar que o leque das disciplina que completaram o meu curso sao do ambito Jonalistico,

    Victorino Mondlane

    Mozambique

  4. eu quero tanto estudar fora do meu país, Angola. fazer o curso de agronomia para assim dar o meu contributo no desenvolvimento do continente africano e do meu país que por tantas necessidades passamos quais são as minhas possiblidades de ensino na África do Sul visto que sou um cidadão pobre

    sem mais assunto de momento
    espero o deferimento.
    obrigado