No Dia Internacional Nelson Mandela, faça a sua parte para inspirar o mundo

0
  •  
  •  

Arquivo – Nelson Mandela Foundation

Por dentro da África

O dia 18 de julho marca o nascimento do maior herói sul-africano e um dos mais respeitados líderes mundiais. Em novembro de 2009, a ONU instituiu a data sugerindo que cada cidadão do mundo dedicasse simbolicamente 67 minutos de seu tempo a serviço da coletividade, em memória aos 67 anos da luta de Mandela pela igualdade racial.

“Nelson Mandela (1918-2013) lutou pela justiça social por 67 anos. Estamos pedindo que você comece com 67 minutos. Ficaríamos honrados se tal dia pudesse servir para reunir pessoas de todo o mundo para combater a pobreza e promover a paz e a reconciliação,” diz o comunicado da organização.

Confira o especial sobre Nelson Mandela

Logo Nelson Mandela Day No país que viu o apartheid ser extinto graças à luta de muitos ativistas, inclusive Mandela, a população varrerá as ruas, voluntários pintarão escolas, entre outras ações que beneficiem a sociedade. As atitudes são estimuladas e realizadas em diferentes partes do mundo.

A data se tornou oficial a partir da grande festa realizada em Londres, no ano de 2008, no Hyde Park, pelos 90 anos de Mandela. Desde então, ela é comemorada não apenas com ações de caridade (como arrecadação de mantimentos e reformas de escola, por exemplo), mas com shows e concertos.

Nós podemos mudar o mundo e torná-lo um lugar melhor. Está em nossas mãos fazer a diferença” – Nelson Mandela

Leia a mensagem da Fundação Nelson Mandela

‘Em 2020, a essência do Dia Internacional Nelson Mandela – agir, inspirar a mudança, e fazer de cada dia um Dia Mandela – é mais importante do que nunca. Comunidades de todo o mundo são afetadas pela propagação da Covid-19, que atingiu todas as economias, causando novos desafios sociais e econômicos e exacerbando os antigos.

Mas, há esperança. Numa escala nunca antes vista, indivíduos e grupos estão a encontrar formas de ajudar aqueles que necessitam de apoio. Podem juntar-se a nós. Pedimos-lhe que seja um cidadão ativo na sua comunidade, individualmente ou como parte de um dos milhões de grupos que se reúnem para iniciar iniciativas em torno da entrega de pacotes alimentares, fazendo máscaras e equipamento de proteção, ensinando online ou fazendo doações para estes esforços.

O Dia Internacional Nelson Mandela é celebrado em 18 de julho de cada ano. Em 2020, será o dia em que partilharemos os êxitos alcançados e as lições que aprendemos ao combater esta pandemia, e o seu efeito sobre os menos afortunados do que nós’.


  •  
  •