Multilinguismo é destaque de Dia Internacional da Alfabetização

0
  •  
  •  

 

Foto: Unicef Etiópia 2018/Mersha

Com informações da ONU

O Dia Internacional da Alfabetização foi celebrado neste domingo, 8 de setembro. Segundo a ONU, o tema ‘Multilinguismo’ “é uma oportunidade de expressar solidariedade com as comemorações do Ano Internacional das Línguas Indígenas e o 25º aniversário da Conferência Mundial sobre Educação de Necessidades Especiais.

O objetivo é discutir as principais características do multilinguismo no mundo digitalizado e globalizado de hoje, juntamente com suas implicações para a alfabetização em políticas e práticas. A meta é alcançar uma maior inclusão em contextos multilíngues.

Para a ONU, “abraçar a diversidade linguística no desenvolvimento da educação e da alfabetização é fundamental para enfrentar esses desafios de alfabetização e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).”

As metas globais adotadas pelos líderes mundiais, em setembro de 2015, promovem o acesso universal a educação de qualidade e oportunidades de aprendizado ao longo da vida das pessoas.

A data é uma oportunidade para os governos, a sociedade civil e as partes interessadas destacarem melhorias nas taxas mundiais de alfabetização e refletirem sobre os desafios de alfabetização restantes no mundo.

Saiba mais sobre o Dia Internacional da Alfabetização aqui 


  •  
  •