Líder nigeriano da religião de Ifá receberá diploma Abdias Nascimento

0
  •  
  •  

Por dentro da África

Nesta segunda-feira (16), o líder da religião de Ifá, Owolabi Awodotun Aworeni, Araba-Agbaye & Olu Isese receberá o Diploma Abdias Nascimento*, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. A honraria é concedida a pessoas que se destacam por sua contribuição à humanidade.

O nigeriano Owolabi viaja por vários países do mundo divulgando a religião de Ifá, a história da cultura Yorubá e denunciando a intolerância contra as religiões de matrizes africanas.

O diploma será concedido pela deputada estadual Mônica Francisco (PSOL). Participarão do evento a escritora Elisa Larkin Nascimento (IPEAFRO), o babalawo Fola Olubaye &Olu Isese, a professora Stefania Capone, o babalawo Ivanir dos Santos e o babalorixá Márcio de Jagun. Haverá também uma performance do ‘Padê de Exu Libertador’ com Milsoul Santos.

*Abdias Nascimento (1914-2011) foi poeta, escritor, teatrólogo, artista plástico e professor universitário, mas, em primeiro lugar, ativista dos direitos humanos do povo negro. Primeiro parlamentar negro a levar para o Congresso Nacional propostas de políticas públicas de combate ao racismo, sua vida e obra iluminam os meandros do racismo e a riqueza da cultura negra no Brasil e no mundo.

Serviço:
Segunda-feira (16/9), às 15h
Auditório Senador Nelson Carneiro (Palácio 23 de julho), localizado no sexto andar do prédio anexo à Alerj – Rua Dom Manuel, S/N, Praça XV.


  •  
  •