Lazare Ki-Zerbo e Babalawô Ivanir dos Santos debaterão sobre lutas afro-diaspóricas

0
  •  
  •  

Com informações do CEAP

Nesta segunda (25 de maio), o Babalawo Ivanir dos Santos (Brasil) e o filósofo Lazare Ki-Zerbo (Burkina Faso) realizarão uma live para debater questões históricas relacionadas ao enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa no mundo. O encontro ocorrerá às 18h do Brasil nesta fan page.

Doutor em História Comparada pela UFRJ, Ivanir é interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), que há 13 anos, em parceria com o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), chama atenção da sociedade e autoridades públicas para o perigo da construção de um Estado teocrático em um país laico como o Brasil.

Lazare Ki-Zerbo é vice presidente do Comitê Internacional Joseph Ki-Zerbo para a África e Diáspora (CIJKAD). É filho do professor Joseph Ki-Zerbo, considerado o pai da historiografia africana.

“É extremamente importante pontuar o Dia da África, promovendo ações que possam evidenciar as lutas em prol da liberdade, bem como da cooperação entre africanos e afro-diaspóricos contra o racismo e intolerância religiosa”, alerta Ivanir.

*O encontro é uma iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e do Laboratório de História das Experiências Religiosa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LHER/UFRJ).


  •  
  •