Ivanir dos Santos lança livro sobre intolerância religiosa

0
  •  
  •  

Com informações da Pallas Editora

No dia 12 de setembro, o babalawô Ivanir dos Santos lançará “Marchar não é Caminhar” (Pallas Editora), livro que levanta e analisa as interfaces políticas e sociais das religiões de matrizes africanas no Rio contra os processos de intolerância religiosa e o racismo no Brasil, entre 1950 e 2008. A obra chega em momento oportuno, quando terreiros vêm sendo atacados e destruídos. Só no Rio de Janeiro, há cerca de 200 terreiros sob ameaça.

Com prefácio de Muniz Sodré, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e orelha de Lazare Ki-Zerbo, vice presidente do Comitê Internacional Joseph Ki-Zerbo para a África e a Diáspora (CIJKAD), o título de 357 páginas é o resultado da tese de doutorado do autor  em História Comparada pela UFRJ.

“A intolerância religiosa, o racismo e o preconceito são um dos maiores fenômenos sociais brasileiros”, afirma Ivanir, criador da Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, que chegará à sua 12ª edição no domingo seguinte ao lançamento, dia 15 de setembro, pela orla de Copacabana, reunindo, mais uma vez, judeus, muçulmanos, umbandistas, budistas, católicos, índios, ciganos, kardecistas, candomblecistas, evangélicos e quem mais quiser se manifestar.

Babalawô Ivanir dos Santos – Foto de Brunno Rodrigues

Premiado internacionalmente

Há 40 anos atuando em prol das liberdades, dos direitos humanos, das pluralidades contra o racismo e a intolerância religiosa, Ivanir dos Santos recebeu o prêmio Internacional Religious Freedom (IRF), em julho último. Foi entregue pelo Departamento de Estado do Governo dos Estados Unidos, durante evento em Washington, pela importância na luta contra a intolerância a praticantes de religiões de matriz africana no Brasil. É interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) há doze anos – e, em parceria com o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), a CCIR vem chamando a atenção da sociedade e das autoridades públicas para o perigo da construção de um estado teocrático em um país constitucionalmente laico como o Brasil.

Serviço: 
Dia 12 de setembro, quinta-feira, às 19h
Livraria Blooks – Praia de Botafogo, 316, lojas D e E, em Botafogo
Entrada franca. Preço sugerido do livro: R$ 68,90


  •  
  •