Guiné-Bissau: Artista grava música sobre prevenção à Covid-19

0
  •  
  •  

Virginia Maria Yunes, Por dentro da África

Vitamina, compositor da música – Arquivo Pessoal

Respondendo ao chamado da Campanha de Solidariedade dos Músicos e Promotores Culturais da Guiné-Bissau sobre prevenção à Covid-19, o compositor guineense José Manuel Caliba escreveu “Stop Coronavirus”. A melodia foi inspirada em “Ke ki mininu na tchora”, de Zé Carlos Schwarz, um dos ícones da música guineense. No país, foram registrados (até o dia 30 de maio) 1256 casos e 8 mortes por coronavírus.

José Manuel ou Vitamina (nome artístico), de 28 anos, é aluno bolsista de volão do Centro Cultural Zé Carlos Schwarz e estudante do primeiro ano de bacharelado em Língua Portuguesa, na Escola Normal Superior Tchico Te, em Bissau. Essa não é a primeira música que ele compõe. Antes de ‘Stop Coronavirus’, ele compôs outras quatro canções.

Confira o vídeo com a música em crioulo-guineense e fotos da fotógrafa Virginia Yunes.

A canção foi gravada no Centro Cultural Zé Carlos Schwarz, idealizado pelo guineense Edison Gomes Ferreira, poeta e promotor de cultura de seu país. Considerado o primeiro Centro Cultural genuinamente guineense, a instituição que fica na região de Biombo, em Bissau (capital do país), tem como missão promover a cultura da/na Guiné-Bissau nas diversas áreas como música, poesia, dança, teatro e artes plásticas.

Edison Ferreira – Foto de Virginia Yunes

Até o momento, o Centro, inaugurado em 2014 de forma voluntária, não recebeu nenhum apoio financeiro, apenas algumas promessas. Amigos da Guiné-Bissau e Portugal, incluindo ONGs, doaram instrumentos musicais como guitarras e pianos de segunda mão. Edison lembra que, como em todas as partes do mundo, trabalhar com a cultura em Bissau não é algo simples e são inúmeras as dificuldades que eles enfrentam diariamente.

“É um espaço dedicado às artes. Organizamos anualmente o festival Mandjuandadi, que envolve dezenas de escolas da capital e da periferia. Por aqui, crianças, jovens e adultos participam de aulas de violão, piano, bateria, percussão e dança africana. Eles também têm a possibilidade de obter alguma capacitação profissional a partir dessas oficinas. Vitamina é um desses jovens talentosos que temos o prazer de ter assim perto de nós e essa música é um exemplo da sua habilidade artística”, contou Edison.

Stop Coronavirus

Deus escute o pedido de Vitamina,
Deus nos ajude com essa doença medonha,
Humanidade está a chorar pela dor no seu corpo,
Humanidade está a chorar pela doença que invadiu o mundo,
Coronavírus veio como uma bala de canhão,
Coronavírus veio para matar como bala para matar
Pandemia desconhecida alastra por toda parte do mundo,
Pandemia tão medonha está a matar e não tolera ninguém 2x
Pobres estão a morrer
Ricos estão a morrer
Brancos estão a morrer
Pretos estão a morrer
Dor, dor, dor nas nossas almas (4 x)
Dor, dor, dor no mundo inteiro
Ásia está a chorar
Europa está a chorar
América está a chorar
África está a chorar
Dor, dor, dor nas nossas almas (3 x)
Dor, dor, dor no mundo inteiro

Guiné-Bissau – Foto de Virginua Maria Yunes

  •  
  •