Foto de protesto no Sudão ganha importante prêmio do fotojornalismo mundial

0
  •  
  •  

Foto de Yasuyoshi Chiba – AFP

Com informações do World Press Photo

O fotógrafo japonês Yasuyoshi Chiba venceu o World Press Photo, anunciado no dia 16 de abril. Na imagem, o jovem sudanês Mohamed Yousif, iluminado por celulares, recita poesia de protesto enquanto manifestantes cantam slogans durante um apagão em Cartum, no Sudão, em 19 de Junho de 2019.

“Estava sem energia e, inesperadamente, as pessoas começaram a bater palmas no escuro. Os manifestantes seguraram nos celulares para iluminar um jovem no centro. Ele recitou um famoso poema de protesto improvisado. Enquanto respirava, todos gritavam “thawra”, que significa revolução em árabe”, disse Yasuyoshi Chiba, vencedor com a imagem ‘Straight Voice’.

Histórico dos protestos

Em dezembro de 2018, havia começado os protestos contra a triplicação do preço do pão na cidade de Atbara, no Sudão. Depois, se alargaram e se espalharam rapidamente por todo o país. Em abril de 2019, os manifestantes exigiam o fim do regime de 30 anos de Omar al-Bashir, que foi destituído em 11 de abril, num golpe militar. Os protestos prosseguiram com pedidos para que o poder fosse entregue a grupos civis.

Em 3 de junho, as forças governamentais abriram fogo sobre os manifestantes desarmados matando dezenas de sudaneses. As autoridades procuraram neutralizar os protestos, impondo apagões e bloqueando a Internet. Apesar de outra forte repressão, em 30 de junho, o movimento pró-democracia assinou um acordo de partilha do poder com os militares, em 17 de agosto. Saiba mais sobre a foto no vídeo abaixo: 

 

 


  •  
  •