Em Moçambique, rádio é companhia de 75% da população

0
  •  
  •  

 

Rádio comunitária em Moçambique – Foto de caicc.org.mz

Com informações da ONU News

A rádio é por excelência o meio de comunicação em Moçambique. Segundo o Instituto de Comunicação Social, cerca de 75% da população do país é informada através de rádios comunitárias.

“As rádios veiculam desde mensagens sobre desenvolvimento até mensagens que digam respeito à vida do país. É através das rádios que as zonas rurais têm acesso à informação”, disse Fárida Costa, diretora-geral do Instituto de Comunicação Social de Moçambique, lembrando que existem 140 rádios comunitárias.

Além das rádios comunitárias, Moçambique informa-se também através de emissoras com cobertura regional ou nacional. É o caso da Rádio Moçambique. A empresa pública é considerada o principal órgão de comunicação social no país.

O produtor Izdine Faquirá explicou que a rádio deve ser um meio de aproximação, diálogo e entendimento e como a solidariedade está presente na programação.

“Sabemos que as guerras mexem muito com o tecido social, e nós temos exemplos disso. Na rádio, abordamos assuntos de caráter social para tocar as pessoas”, disse Izdine.


  •  
  •