Editora brasileira lança ‘Gungunhana: Ualalapi e as mulheres do Imperador’

0

Ungulani Ba Ka Khosa – Divulgação

Com informações da editora Kapulana

No mês de novembro, a editora Kapulana lança a consagrada obra do premiado escritor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa: Gungunhana: Ualalapi e As mulheres do Imperador. O imperador Gungunhana é o elo entre os dois livros, que já está em pré-venda nas livrarias do país.

Na primeira história, publicada em 1987, Ualalapi recebe a missão de matar o rei Mafename, a mando de seu próprio irmão Ngungunhane (Gungunhana) que se torna, assim, o imperador de Gaza. Este imperador é famoso pela resistência que opôs aos portugueses nos finais do séc. XIX, mas a narrativa revela que Ngungunhane era um homem cruel e violento, um tirano para o seu povo.

Eleito um dos cem melhores romances africanos do século XX, conta a história de Gungunhana de sua ascensão até sua queda. Na segunda história, As mulheres do Imperador (2018), Ungulani Ba Ka Khosa traz de volta a mesma personagem Gungunhana, mas as protagonistas são suas mulheres, que acompanham o Imperador ao exílio e retornam a Moçambique após quinze anos de isolamento.

Ungulani é professor e autor de vários livros – dois deles já lançados no pais pela Kapulana: O de contos Orgia dos loucos, e o infantil O rei mocho.  O consagrado autor foi condecorado, em 2018, pelo Governo do Brasil, com o grau de comendador ao receber a “Ordem de Rio Branco”, pelos seus 30 anos de carreira literária, iniciada com a publicação de Ualalapi, em 1987.

O livro sairá pela série “Vozes da África”, que surgiu de um projeto pela Editora Kapulana para divulgar a Literatura Africana no Brasil. A série é composta por obras de ficção em prosa e poesia, dedicadas a crianças e a adultos.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here