Debate online marcará os 190 anos de nascimento de Luiz Gama

0
  •  
  •  

Deo Garcez representando Luiz Gama – Divulgação

Para comemorar os 190 anos de nascimento de Luiz Gama, a equipe do espetáculo Luiz Gama – Uma Voz pela Liberdade participará de um debate online, que contextualizará a época onde viveu o patrono da Abolição da Escravidão Negra no Brasil e o atual momento, ainda com lutas pela integralidade da Abolição da Escravatura.

Leia o especial do Por dentro da África: ‘Luiz Gama foi a grande voz negra no combate à escravidão no Brasil’

O espetáculo Luiz Gama – Uma voz pela liberdade, que está há cinco anos em cartaz, é uma biografia dramatizada de Luiz Gama, ex-escravo, jornalista, poeta, primeira voz negra da literatura brasileira, advogado abolicionista que libertou mais de quinhentas pessoas escravizadas. Em 2015, após 133 anos de sua morte, Luiz Gama recebeu da OAB o diploma de advogado, e no ano de 2018, foi nomeado por leis federais como o Patrono da Abolição da Escravidão Negra do Brasil e inscrito no Livro dos Heróis da Pátria.

O espetáculo convida o público a repensar nossa historiografia oficial, trazendo uma importante reflexão sobre a necessidade de luta diária pela igualdade de direitos, pela liberdade e justiça para todos, além de contextualizar o racismo tanto século XIX quanto no século XXI.

Participarão do encontro, Deo Garcez, Nivia Helen, Soraia Arnoni e Ricardo Torres (a equipe do espetáculo), além do ator Antônio Pitanga, da jornalista Luciana Barreto e do  presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra, Humberto Adami.

Evento: LUIZ GAMA – 190 anos – Uma contextualização
Dia: 21 de Junho – Domingo
Horário:20H
Clique aqui

Com informações do espetáculo Luiz Gama – Uma Voz pela Liberdade


  •  
  •