Angola: Personalidades apoiam campanha sobre paternidade responsável

0
  •  
  •  

Com informações da ONU

A campanha ‘Paternidade Responsável’, lançada neste mês em Angola, pretende encorajar os homens a registrarem e a serem mais comprometidos com a criação de seus filhos. A iniciativa reúne personalidades angolanas como o cantor Anselmo Ralph.

Em vídeo, o cantor explica que “a fuga à paternidade tem consequências graves na educação, saúde, proteção e desenvolvimento das crianças”.

Em Angola, apenas uma em cada quatro crianças com menos de 5 anos são registradas, de acordo com o Censo de 2014. Um estudo realizado como parte do Programa Nascer com Registro mostrou que a fuga à paternidade é uma das causas desse baixo número.

A organização define um pai responsável como alguém “presente na vida da criança, paciente e carinhoso”, que “registra a sua criança e participa do seu desenvolvimento, ou seja, acompanha a criança no momento da vacina, das tarefas da escola, educa com paciência e participa dos momentos de lazer.”

A iniciativa é do Ministério da Justiça e Direitos Humanos do país e tem o apoio do Fundo da ONU para a Infância em Angola, Unicef Angola, e da União Europeia, UE. O lema da campanha é “seja um pai responsável, registre o seu filho e garanta o acesso da sua criança a direitos como a educação, saúde e proteção.”


  •  
  •