Agência da ONU treina deslocados sul-sudaneses para o mercado da moda

0
  •  
  •  

Sul-sudaneses aprendem técnicas para trabalhar na indústria têxtil e incorporam elementos culturais do país em suas criações. Foto: ONUDI Sul-sudaneses aprendem técnicas para trabalhar na indústria têxtil e incorporam elementos culturais do país em suas criações. Foto: ONUDIRio – O mercado de roupas tradicionais do Sudão do Sul está ganhando um novo estímulo com um projeto desenvolvido pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) que treina jovens sul-sudaneses no desenvolvimento de habilidades manuais.

– Acreditamos na formação dos jovens para ajudá-los a adquirir as habilidades criativas necessárias para projetar e fabricar um estilo de moda comercial –  disse o assessor técnico chefe do projeto, Ammar Al- Kital , em Juba, capital do país.

Financiado pelo Japão, o projeto “Integração e progresso por meio da proteção e do empoderamento de grupos deslocados no Sudão do Sul”  tem como objetivo estimular o comércio fazendo uso da identidade cultural.

Três oficinas de desenho de produtos, com participação de professores e artistas convidados, foram ministradas. Os alunos receberam treinamento  para usar máquinas de costura e aprenderam que até mesmo resíduos, como sacos plásticos, tecidos velhos e papel, podem ser usados para produzir obras originais.

Ao desenvolver habilidades necessárias para favorecer a indústria têxtil, o programa oferece os elementos certos para incentivar os jovens no caminho de seus próprios negócios.

Com informações da ONU 


  •  
  •