Zimbábue desenvolve estratégia nacional de alimentação escolar

0
  •  
  •  

Zimbabwe - Enhancing food security through empowerment of schools
Zimbabwe – Enhancing food security through empowerment of schools

Com informações da ONU

Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA) encerrou em meados de maio a terceira missão técnica ao Zimbábue para apoiar o governo no desenvolvimento de uma estratégia nacional de alimentação escolar.

A missão de três semanas teve como foco apoiar a liderança do corpo técnico do Ministério da Educação Básica nas discussões sobre a estratégia.

O próximo passo será a realização de uma oficina com a participação dos demais ministérios estratégicos para a iniciativa, para que o documento da estratégia de alimentação escolar seja desenvolvido integralmente de maneira intersetorial.

Todos os diretores de área do Ministério da Educação Básica participaram de reuniões com o Centro de Excelência, assim como a secretária permanente – que desempenha as funções de vice-ministra – e o próprio ministro, que desde o início das atividades vem acompanhando o processo de cooperação técnica com o Centro.

O Zimbábue fez uma visita de estudos ao Brasil em 2014 e desde então vem trabalhando na estruturação da alimentação escolar no país. Em virtude da forte seca que afetou a produção agrícola e a segurança alimentar da região, o governo iniciou um programa de alimentação escolar para atendimento emergencial da população.

A intenção do governo agora é transformar a alimentação escolar emergencial em um programa sustentável, de forma a aproveitar o que já foi posto em prática e a estrutura de execução criada pelo próprio governo. Saiba mais sobre a iniciativa clicando aqui.

 


  •  
  •