Unicef inicia vacinação para conter surto de sarampo na República Centro-Africana

0
  •  
  •  

Rio – O Marie Frechon - ONUFundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e seus parceiros estão lançando uma campanha emergencial de vacinação contra o sarampo, que terá como objetivo atingir 125 mil crianças na República Centro-Africana (RCA). A campanha de cinco dias começou nesta quarta-feira, na capital Bangui, depois de oito crianças terem sido diagnosticadas com a doença no mês passado.

“O sarampo é uma das principais causas de morte entre crianças pequenas. A violência em massa e os conflitos armados na RCA deixaram milhões de pessoas sem acesso a cuidados básicos de saúde, com centenas de milhares de crianças em situação de risco de uma doença que pode se espalhar rapidamente entre as comunidades mais carentes”, afirmou Souleymane Diabate, representante do UNICEF no país.

O conflito na RCA, que ocorre desde dezembro do ano passado, levou a um colapso dos serviços básicos e aumentou o risco de surtos de doenças em todo país. Juntamente com as más condições de vida e uma taxa de vacinação historicamente baixa contra o sarampo — de 62% –, isso pode significar que as vidas de muitas crianças estão agora em risco, disse o UNICEF em comunicado à imprensa.

Mais de 246 mil vacinas chegaram a Bangui na última quarta-feira. Elas serão utilizadas para responder ao surto de sarampo na cidade e melhorar a rotina de vacinação em regiões de alto risco do país.

Com informações da ONU 


  •  
  •