TEDxSãoTomé: Conferência de ideias para inspirar e conectar a África ao mundo

1
  •  
  •  

TEDx em São Tomé e Príncipe - Divulgação Natalia da Luz – Por dentro da África

Rio – Um debate de ideias foi abrigado em São Tomé e Príncipe conectando suas duas ilhas ao continente africano e ao mundo. Com nove personalidades, a conferência de debates derivada do TED (Tecnologia, Entretenimento e Design), foi transmitida on line para todos os continentes deixando um legado inspirador para o país.

– Já estava na hora de apostar e implementar algo tão pertinente e inovador. O conceito TEDx foi o elemento cativo das nossas intenções, perante a revolução digital que São Tomé e Príncipe vive. O evento fomentou a disseminação de ideias para provocar discussões importantes que dizem respeito à vida em sociedade – disse, em entrevista exclusiva ao Por dentro da África, Mario Lopes, co-organizador do evento realizado na última quinta-feira, na capital São Tomé.

Aplicativo desenvolvido para Iphone - Divulgação Como um grande estimulador de ideias, o TED inspira novos interlocutores, visionários, personagens que, na África, possuem uma conexão forte com seu passado e origens. Para Mario, as histórias sempre foram algo influenciador no cotidiano africano, pois, desde os primórdios, há a necessidade de os mais velhos partilharem seus ensinamentos, passados de gerações para gerações.

– Essas histórias foram e continuam sendo um escudo invisível no caminhar da vida. A experiência dos palestrantes serve de eixo inspirador agregando uma forma de transmissão de conhecimento – destaca o organizador, lembrando que os personagens foram escolhidos por conta do seu envolvimento com o ativismo e com o mundo tecnológico, apesar de atuarem em diferentes áreas.

São Tomé e Príncipe

Mapa de São Tomé e PríncipeSão Tomé e Príncipe é um estado insular (independente, cujo território é composto por um grupo de ilhas) localizado no Golfo da Guiné. Ele é composto por duas ilhas principais (Ilha de São Tomé e Ilha do Príncipe) e várias ilhotas. A região de aproximadamente 190 mil habitantes foi uma colônia de Portugal desde o século XV até sua independência em 1975.

As atividades principais da região são a exportação de cacau, café e óleo de palma. O turismo vem crescendo bastante e colocado como prioridade no desenvolvimento do país. De acordo com dados do governo, o país tem um fluxo de 11 mil turistas anualmente com previsão de chegar a 25 mil no próximo ano.

Cenário São Tomé - Divulgação Segundo Mario, que nasceu em São Tomé e vive em Lisboa, o slogan do evento “Conecte-se ao Mundo” reforça a necessidade de uma ligação mais intensa em todos os aspectos entre São Tomé e Príncipe e pelo fato de o país viver um marco histórico na abertura do mercado de telecomunicações, chegada da fibra óptica e da internet 3G.

– Queremos promover a igualdade de acesso a todos, a democratização da informação e a preservação dos conhecimentos locais. Com a chegada da fibra óptica, cremos que o país se ligará de uma forma significativa a todo o resto do continente – comemorou.

Apresentação

A apresentação contou com 110 participantes que seguiram os critérios e se inscreveram no evento, mas Mario destaca que a procura foi praticamente de 70% acima do esperado. Como só era permitido 100 participantes com um acréscimo de 10%, a organização teve que se limitar . Mas, virtualmente, não houve barreiras.

Folder do TEDx São Tomé– O feedback que recebemos nos faz crer que cumprimos a nossa missão. Acreditamos que um evento desta magnitude possa constituir um marco de abertura do país, tanto interna quanto externa, tornando-se uma incubadora de interação entre agentes criativos, empreendedores, idealizadores e sonhadores, incutindo o real sentido de “pensar global e agir local”.

O TED é um evento que reúne pensadores para compartilhar ideias desde tecnologia à humanidades. Seu slogan “Ideas Worth Spreading” ratifica o propósito de abordar “Ideias que valem a pena e devem ser espalhadas”. A partir do TED (fundado em 1984), foi criado o evento TEDx – programa que reúne pessoas para compartilhar suas experiências e provocar discussões voltadas à comunidade, organizações e indivíduos partindo do nível local.

– A esperança é que o TEDx se torne um fórum local de ideias dentro da comunidade, que inspire as pessoas a mudar suas vidas e, finalmente, o seu mundo.

Confira o perfil dos oradores:

Dynka Amorim é um jovem são-tomense radicado em Portugal e fundador da Revista “Bué Fixe”, constituída por jovens e para jovens que tenta alertar sobre o HIV/SIDA e as diversas formas de prevenção.

Mark Richard Shuttleworth é um programador sul-africano que se tornou milionário após vender sua empresa de segurança de internet, onde nasceram os softwares livres Ubuntu, Kubuntu e Edubuntu, distribuídos gratuitamente através de download. Em 2002, ele se tornou o primeiro africano a ir ao espaço.

Guilherme Luís Vaz Alves de Carvalho é músico e artista plástico. Ele foi animador de programas lúdicos da Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe e também presidente da Associação dos Músicos São-tomenses.

Nelly Strong é uma jovem rapper integrante do grupo “BlackNiggas”. Faz parceria com Carla Pontífice “Miss Underground”, formando uma dupla de slam, que quebra os tabus existentes no meio. Foi convidada a participar de vários projetos, sendo apresentada como a única rapper feminina das ilhas.

Maria do Céu Madureira é farmacêutica e PhD em Farmacognosia e Fitoquímica. Seu trabalho tem como objetivo a manutenção do conhecimento da população autóctone, relativo à medicina tradicional e ao uso de plantas medicinais, nomeadamente espécies com atividade antimalárica.

Aoaní d’Alva nasceu e cresceu em São Tomé, se formou em jornalismo no Brasil, mas foi em Angola que se estabeleceu como profissional. Trabalhou no “Novo jornal” como editora de cultura, onde continua como colaboradora. Em 2012 lançou o seu primeiro livro, “Miopia Crônica” resultado de várias crônicas publicadas no mesmo jornal.

Robert Drewes nasceu nos Estados Unidos e é PhD em Biologia com fascínio permanente pela África, tendo realizado pesquisa de campo em 30 países do continente. Os seus interesses incluem a fisiologia comparativa de rãs.Ele faz parte do Conselho do Serviço de Vida Selvagem do Quênia.

Sara Moreira é editora dos países de língua portuguesa no Global Voices Lusofonia e tradutora da Global Voices, plataforma internacional que aborda a mobilização social online de todos os cantos do mundo. Ela vive no Porto, Portugal, onde está envolvida com várias associações.

Ismael Sequeira começou a pintar desde criança e participou da exposição comemorativa do aniversário da independência do país, com 13 anos. Em 1982, conheceu Protásio Pina e Cesaltino da Fonseca, expoentes das artes plásticas de São Tomé e Príncipe na época. Ele trabalhou com mestres coreanos em pintura de cenários e montagem de quadros humanos.

Por dentro da África


  •  
  •  

1 COMENTÁRIO