Projeto liderado por programa da ONU lança livro sobre mulheres vivendo com HIV

0
105
Foto: ONU
Foto: ONU

Rio – O projeto “Saber para Reagir, em Língua Portuguesa”, liderado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) e o Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (Brasil), uma cooperação para o fortalecimento de mulheres vivendo com HIV, conclui seu trabalho de dois anos com o lançamento do livro “Mulheres+em preto, branco e vermelho”, na 28ª Reunião de Cooperação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Moçambique, nesta quarta-feira (12).

O UNAIDS e o Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde envolveram cerca de 200 mulheres do Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe em oficinas e cursos para formar lideranças comunitárias de mulheres vivendo com HIV. Os temas abordados incluíram violência de gênero, direitos sexuais e reprodutivos e direitos humanos.

A coordenadora do UNAIDS no Brasil, Georgiana Braga-Orillard, afirmou que “a publicação mostra o lado humano do trabalho que foi feito com as mulheres, além da proximidade das histórias vividas em continentes diferentes”.

– Eu tenho que saber. Eu tenho que estar informada de qualquer assunto. Neste caso, com relação ao HIV/aids, com relação ao gênero e aos Direitos Humanos. Eu tenho que saber o que é o HIV/aids, o que são Direitos Humanos e como posso me defender – , relatou Domingas Correia, Cidadã+ de Angola, no vídeo do projeto.

A publicação “Mulheres+ em preto, branco e vermelho” retrata de maneira artística a experiência dessas mulheres e cria um elo entre a América Latina e a África. Vídeos com depoimentos e relatos construídos numa abordagem coletiva que acompanhou todo o processo podem ser acessados aqui.

Com informações da ONU