ONU diz que fim do HIV está próximo

0
  •  
  •  

RIO – Divulgado nesta terça, o relatório das Nações Unidas para a Aids (Unaids) afirma que a erradicação da doença está próxima. A conclusão é resultado, principalmente, do maior acesso aos medicamentos e antirretrovirais.

A região que mais concentra soropositivos é a África Subsaariana, com mais de 1,2 milhão de infectados, seguido do sul da Ásia, com cerca de 250 mil. O relatório otimista diz que uma nova era de esperança chegará aos países e comunidades que foram devastadas no passado pela doença. Ele também informa que há mais pessoas em tratamento do que à espera de ser tratada.

No final de 2011, cerca de 34 milhões de pessoas em todo o mundo conviviam com o vírus HIV. O número de novos infectados em 2011, de pelo menos 2,5 milhões de pessoas, é 20% inferior ao de 2001. O contágio entre as crianças também reduziu, principalmente, em seis países (Burundi, Quénia, Namíbia, África do Sul, Togo e Zâmbia), onde o número de crianças re-infetadas diminuiu pelo menos 40 por cento entre 2009 e 2011.

 

Por dentro da África 


  •  
  •