O mundo está à beira de descobrir uma vacina eficaz contra o ebola, diz OMS

0

ebola - educação
Ebola – educação / ONU

Com informações da OMS

Os resultados de uma análise da vacina VSV-EBOV (Merck, Sharp & Dohme) mostraram que ela é altamente eficaz contra o ebola. Os resultados preliminares foram publicados ontem na revista científica britânica The Lancet.

“Este é um desenvolvimento extremamente promissor”, disse Margaret Chan, diretora-geral da Organização Mundial de Saúde. Segundo ela, o crédito vai para o governo da Guiné, as pessoas que vivem nas comunidades e os parceiros neste projeto.

“Este é um presente de Guiné para a África Ocidental e do mundo”, disse Sakoba Keita, coordenador nacional da Guiné para a resposta Ebola. “Os milhares de voluntários de Conakry e outras áreas da Baixa Guiné, mas também os muitos médicos guineenses, gerentes de dados e mobilizadores comunitários contribuíram para encontrar uma linha de defesa contra uma doença terrível “.

“O método de vacinação” adotado para o julgamento de vacina baseia-se na estratégia de erradicação da varíola”, disse John-Arne Röttingen, Diretor da Divisão de Controle de Doenças Infecciosas do Instituto Norueguês de Saúde Pública e Presidente do Grupo de Coordenação de Estudos. “A premissa é que, ao vacinar todas as pessoas que tenham estado em contato com uma pessoa infectada há a criação um” anel “de proteção para impedir que o vírus se espalhe ainda mais. Esta estratégia ajudou-nos a seguir a epidemia disperso na Guiné, e proporcionará uma maneira de continuar isto como uma intervenção de saúde pública no modo de teste. ”

O ensaio de vacinação começou em comunidades afetadas em 23 de março de 2015 para avaliar a eficácia, segurança e eficácia de uma dose única da vacina de VSV-EBOV usando uma estratégia de vacinação em anel.

A VSV-EBOV foi desenvolvida pela Agência de Saúde Pública do Canadá e licenciada para NewLink Genetics.