Intercâmbio: Avançam as parcerias entre Etiópia e Brasil

0
  •  
  •  

Foto: Helena Tavares – Instituto Lula

Com informações do Instituto Lula

O primeiro-secretário da Embaixada da Etiópia em Brasília, Siraj Abdella, visitou o Instituto Lula nesta quinta-feira, 12 de março, e se reuniu com o diretor para a África, Celso Marcondes.

Os dois conversaram sobre os avanços registrados nas relações entre os dois países nos últimos anos e a sobre as novas parcerias que vão ser firmadas oportunamente.

Siraj Abdella contou que dez novos acordos técnicos de cooperação foram assinados por representantes da Etiópia e do Brasil recentemente, nas áreas da educação, da agricultura, da aviação e da tecnologia. Ele lembrou que muitos ministros de seu país visitaram o Brasil nos últimos anos e a Etiópia recebeu a visita da presidenta Dilma Rousseff em 2013 e do ex-presidente Lula em 2012 e 2013.

Comemorou também a homenagem que o Grupo Olodum fez ao seu país no Carnaval de 2015 na Bahia ao escolher a Etiópia como tema do grupo. Abdella contou que uma importante delegação etíope acompanhou os festejos e aposta no incremento do interesse turístico dos brasileiros pela Etiópia. Para incentivar esse intercâmbio ele lembrou que a Ethiopian Airlaines desde 2013 mantém voos diretos de São Paulo e Rio de Janeiro para Adis Abeba, capital do país, e está muito satisfeita com os resultados.

Marcondes informou ao primeiro-secretário sobre as iniciativas que o Instituto Lula tem apoiado na África, sobretudo no terreno da cooperação e do incentivo aos pequenos agricultores. Ele lembrou que a Etiópia tem sido um dos países africanos com maior número de acordos com o Brasil, ao citar o Programa de Aquisição de Alimentos África e a parceria que o Instituto Lula firmou com a União Africana, a FAO e o NEPAD em 2013 para avançar nas novas abordagens para erradicar a fome na África até 2025.

O primeiro-secretário etíope falou também sobre outras duas iniciativas recentes. Informou que a Prefeitura de São Paulo e a Prefeitura de Adis Abeba estão prestes a assinar um acordo que as tornarão “Cidades Irmãs” e que a USP e a UNICAMP logo também assinarão acordos de intercâmbio.

Ao final do encontro, Abdella convidou o Instituto Lula para participar do Fórum de Investimentos Brasil-Etiópia, que acontecerá no mês de abril na sede da Fiesp, em São Paulo.


  •  
  •