Cientistas da Nigéria e de Burkina Faso recebem Prêmio Kwame Nkrumah

0
  •  
  •  

Kwame Nkrumah -Pan-African blogRio – O Prêmio Kwame Nkrumah 2014 para recompensar os melhores investigadores de ciências em África foi entregue a cientistas de Burkina Faso e da Nigéria durante a Sessão da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo, realizada na semana passada, em Adis Abeba, Etiópia.

O cientista nigeriano Kayode Adebowale foi o vencedor do Prêmio Científico no campo da tecnologia e inovação. Já o professor Andre Bationo, de Burkina Faso, venceu no campo da terra e ciências da vida.

O valor do prêmio estabelecido pela Comissão da União Africana é de US$ 100.000,00 para cada setor científico. O prêmio tem como objetivo homenagear cientistas africanos pelas suas realizações e descobertas. Fundado em setembro de 2008, este programa é parte do compromisso da Comissão da União Africana para o desenvolvimento sustentável da União Africano.

Kwame Nkrumah (morto em 1972)  foi um líder político ganense e um dos fundadores do Pan-Africanismo. Ele estudou em escolas católicas em Gana e, posteriormente, em universidades estadunidenses. Em 1945, ajudou a organizar o sexto Congresso Pan-Africano em Manchester, na Inglaterra. Depois disso, começou a trabalhar para a descolonização da África.

Quando a independência de Gana ocorreu em 1957, Nkrumah foi declarado líder vitorioso e foi empossado como primeiro-ministro, procurando ajuda do bloco comunista. Em 1962 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz. Em 1964, depois de turbulências econômicas e políticas, Nkrumah declarou-se presidente vitalício de Gana. Em 1966, o país sofreu um golpe de estado militar que foi apoiado pelo Reino Unido, enquanto estava em Hanoi, no Vietnã.

Após o golpe, ele se exilou na Guiné. Em 1972, morreu em 1972 e foi enterrado na vila onde nasceu. É autor de vários livros, entre eles, Africa Must Unite (1963), African Personality (1963), Consciencism (1964), Handbook for Revolutionary Warfare (1968) e Class Struggle in Africa (1970).

Por dentro da África


  •  
  •