Argélia

bandeira argelia 2

República Democrática e Popular da Argélia, é um país da África do Norte que faz parte do Magreb. Sua capital é Argel, no norte do país, na costa do Mediterrâneo. Com uma superfície de 2 381 741 km², é o maior país à volta do Mediterrâneo e o mais extenso da África, após a divisão entre o Sudão e o Sudão do Sul. Partilha suas fronteiras terrestres ao nordeste com a Tunísia, a leste com a Líbia, ao sul com o Níger e o Mali, a sudoeste com a Mauritânia e o território contestado do Saara Ocidental, e ao oeste com Marrocos.

A Argélia é membro da Organização das Nações Unidas (ONU), da União Africana (UA) e da Liga Árabe praticamente depois de sua independência, em 1962, e integra a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) desde 1969. Em fevereiro de 1989, a Argélia participou com os outros estados magrebinos, para a criação da União do Maghreb Árabe.

A Constituição argelina define “o islã, os árabes e os berberes” como “componentes fundamentais” da identidade do povo argelino, e o país como “terra do islã, parte integrante do Grande Magreb, do Mediterrâneo e da África”.

População: 32 milhões

Línguas: árabe, francês

Capital: Argel

PIB: US$188 milhões

Moeda: dinar argelino

Expectativa de vida: 72 anos

Fonte: Wikipedia  



pdf-download-1